FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
IPO do Porto realiza rastreios ao cancro colorretal
quarta-feira, 15 março 2017 12:53
O cancro colorretal é a terceira causa de morte por cancro em todo o mundo. Em Portugal, surgem mais de sete mil novos casos por ano. O cancro colorretal é a segunda maior causa de morte por cancro, depois do cancro do pulmão, matando cerca de 11 portugueses todos os dias.

 

No mês em que a Europa assinala a Luta Contra o Cancro do Intestino, o Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO do Porto) e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Valongo, ao abrigo do programa piloto de rastreio de cancro colorretal da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, vão realizar os primeiros exames de colonoscopia a utentes identificados como de risco.

 

Esta iniciativa, que pretende alertar para a importância do diagnóstico precoce e do rastreio no cancro colorretal, vai decorrer já esta sexta-feira, 17 de março.

 

Segundo Mário Dinis Ribeiro, coordenador deste programa e diretor do Serviço de Gastrenterologia do IPO do Porto, “são três os fatores fundamentais para o sucesso do programa - organização, adesão da população e a qualidade da colonoscopia que é estruturante para todo o rastreio”.

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview