FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Dia Nacional do Doente com AVC assinalado com ações gratuitas por todo o país
sexta-feira, 31 março 2017 11:59
O acidente vascular cerebral (AVC) continua a ser a principal causa de morte e incapacidade em Portugal. Por hora, três portugueses sofrem um AVC, um dos quais resulta em morte. Dos restantes, metade fica com sequelas incapacitantes. Para combater este problema de Saúde Pública e assinalar o Dia Nacional do Doente com AVC, hoje, 31 de março, a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) vai dinamizar atividades gratuitas de norte a sul do país, esclarecendo e sensibilizando a população.

 

“Com estas ações pretende-se que a população fique mais informada sobre a doença, e assim se torne mais exigente consigo própria e com quem tem obrigação de lhe proporcionar os meios de prevenção e de tratamento”, refere José Castro Lopes, presidente da SPAVC.

 

Desvio da Face, falta de Força num braço e dificuldade na Fala, são os principais sinais de alarme do AVC, os chamados 3 F’s, que exigem a chamada imediata para o 112.

 

“O AVC é tratável e deve ser encarado como uma emergência. A Via Verde do AVC, ativada através de chamada para o 112, está organizada em Portugal para encaminhar os doentes rapidamente para os hospitais capazes de fornecer os tratamentos adequados. Mas para que o tratamento tenha sucesso o respeito pelo tempo é fundamental”, acrescenta José Carlos Lopes.

 

O presidente da SPAVC apela para que as pessoas “se tornem pró-ativas e apareçam nos locais assinalados e publicitados à escala nacional e local. Esta participação é essencial para vencermos o combate em que estamos empenhados desde a fundação da SPAVC. Compareçam, informem-se e utilizem os conhecimentos adquiridos para poder atingir uma velhice saudável”.

 

Saiba onde vão decorrer as iniciativas aqui

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview