FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Fundação Rui Osório de Castro explica em vídeos o que é o cancro
quinta-feira, 06 abril 2017 12:17

A Fundação Rui Osório de Castro acaba de lançar um vídeo animado, dirigido em especial às crianças a quem foi feito um diagnóstico de cancro, bem como às suas famílias e amigos. Focando os tumores do sistema nervoso central, o vídeo visa explicar de forma simples o que são estes tipos de cancro e o que isso implica em termos do diagnóstico, tratamento e recuperação.

 

Durante cerca de cinco minutos, o vídeo acompanha o dia a dia do João, uma criança a quem é diagnosticado um tumor no sistema nervoso central, desde o momento dos primeiros sintomas ao seu gradual regresso à vida normal. Assista ao vídeo aqui

 

Já em 2015, a Fundação lançara um vído semelhante, dedicado à leucemia. Este vídeo encontra-se disponível no Youtube, onde já conta com quase 15 mil visualizações, no PIPOP, e em vários sites de referência e nas plataformas das quatro unidades pediátricas oncológicas existentes a nível nacional – IPO de Lisboa, IPO de Coimbra, IPO do Porto e Hospital de São João.

 

“O projeto desenvolvido pela Fundação na criação destes vídeos animados pretende explicar esta complicada doença às crianças e aos seus pais. Com uma abordagem única, os filmes sobre tipos de cancro contam uma história ao mesmo tempo que transmitem informação relevante sobre a área da Oncologia pediátrica” explica Cristina Potier, diretora geral da Fundação Rui Osório de Castro

 

Este segundo vídeo contou, mais uma vez, com a produção “Almosthere Design Collective”, e com o apoio das médicas pediatras Ana Lacerda, Helena Pragosa e Sofia Nunes, do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (IPOFG), de Lisboa, na elaboração do guião. A especialista Ana Lacerda deu ainda voz à personagem médica.

 

“Todos os anos surgem 350 novos casos de cancro pediátrico e ainda é, infelizmente, a primeira causa de morte não-acidental na população infanto-juvenil”, refere Cristina Potier.

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview