FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
GAES alerta: sofrer de zumbidos pode levar a depressão
sexta-feira, 07 abril 2017 12:21
Todos os anos, o Dia Mundial da Saúde, que se comemora hoje, 7 de abril, define um tema central. Este ano a depressão foi a patologia escolhida. No âmbito deste dia a GAES - Centros Auditivos alerta a população para o facto da exposição a ruídos de elevada intensidade, além de poder causar perda auditiva, é também a causa mais frequente de acufenos, mais conhecido por zumbidos que, a médio e longo prazo, podem levar a estados de depressão.

 

Cerca de 8% das pessoas sentem, de forma contínua, a perceção de um som no ouvido ou na cabeça, que resulta de uma atividade cerebral sem que exista uma fonte sonora externa. Trata-se de um inquietante problema que afeta a qualidade de vida, manifestando-se através da dificuldade em conciliar o sono, incapacidade de concentração nos estudos ou na vida profissional, perda de equilíbrio, irritação, ansiedade e fadiga.

 

“Nos casos de acufenos, qualquer som causa impacto e cria uma emoção negativa a quem sofre desta patologia: medo, tristeza, ansiedade. E isto é um ciclo, pois quanto mais a pessoa sente os ruídos ou algo que se assemelhe, mais medo e ansiedade sente, e mais o zumbido aumenta”, explica Alexandra Marinho, responsável de Audiologia no GAES – Centros Auditivos.

 

Um incorreto cuidado auditivo pode estar na origem de verdadeiros cenários de depressão. A exposição prolongada ao ruído é um dos principais fatores e causas do zumbido. “Por isso é importante prevenir, e quando os sintomas começam a manifestar-se, é necessário consultar um profissional para uma solução adequada. Os zumbidos têm tratamento através de uma terapia de habituação, que está disponível nos centros Auditivos da GAES, a terapia GAES Serena”, conclui Alexandra Marinho.

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview