FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Reportagem | Campanha de sensibilização para o enfarte junto dos peregrinos
quinta-feira, 11 maio 2017 09:54
Milhares de peregrinos dirigem-se a Fátima, onde, nos dias 12 e 13 de maio, estará presente o Papa Francisco. Ao longo do caminho, a Cruz Vermelha Portuguesa tem instalados 43 postos de assistência aos peregrinos. No posto de Aveiras de Cima, a Stent for Life promoveu na terça-feira, 9 de maio, uma campanha de sensibilização para o enfarte agudo do miocárdio, vulgarmente chamado “ataque cardíaco”. Conhecer e compreender os sinais de um enfarte e agir o mais rapidamente possível pode ser decisivo para salvar uma vida. Assista ao vídeo da reportagem do Vital Health no local.

 

Mais de dois terços da população portuguesa não sabe quais são os sintomas de enfarte. E somente um terço dos doentes liga 112 para ser encaminhado para um hospital e ter a assistência médica mais adequada. É precisamente para atuar sobre estes fatores que foi criada a iniciativa europeia “Stent for Life”, que é apadrinhada em Portugal pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) e pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC).

 

Até ao próximo dia 13 de maio, centenas de voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa estarão nos 43 postos de assistência aos peregrinos até Fátima a distribuir folhetos educativos sobre a forma de atuar perante a suspeita de um enfarte. As doenças cardiovasculares mantêm-se como a principal causa de morte em Portugal, sendo que o enfarte agudo do miocárdio mata mais de oito mil pessoas por ano.

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview