FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 812

Mais de 100 mil portugueses sofrem de glaucoma
terça-feira, 09 abril 2013 22:50

O glaucoma é uma doença ou conjunto de doenças de evolução crónica que
afetam o nervo ótico, podendo conduzir à perda progressiva de visão, se for deixado sem tratamento. Constitui a segunda causa mais frequente de cegueira a nível mundial (9 milhões de pessoas cegas).



Estudos de prevalência recentes apontam para a presença da doença em 1,97% das pessoas com idade superior a 40 anos na Europa. As extrapolações destes dados levam-nos a pressupor a existência de mais de 100 mil doentes no nosso país.


Por ausência de sintomas ou sinais de alarme nas fases precoces, é conhecida pela "doença que cega silenciosamente", podendo passar despercebida em 50% dos casos que surgem nos países desenvolvidos.

 

Maria da Luz Freitas, oftalmologista e coordenadora do Grupo Português do Glaucoma, refere que "a maior sensibilização da população em geral e a ida ao oftalmologista por rotina faz com que o diagnóstico e o tratamento sejam cada vez mais precoces e que o número de cegos diminua, contrariando o aumento da prevalência".

Os fatores determinantes para o prognóstico do glaucoma são o diagnóstico
precoce e o entendimento da doença por parte do doente, bem como o cumprimento rigoroso da terapêutica e os controlos médicos.

O glaucoma representa um problema major de Saúde Pública em todo o Mundo. "O papel do médico de família é fundamental no alerta desta doença, na deteção de alguns fatores de risco e no aconselhamento de consulta de oftalmologia a partir dos 40 anos", refere Maria da Luz Freitas, acrescentando que "o papel do MF é também fundamental na sensibilização e reforço da necessidade de um cumprimento rigoroso da terapêutica."

 

A médica esclarece que "o glaucoma deve ser acompanhado por um oftalmologista até ao fim dos seus dias". Existem três tipos de tratamento: medicamentoso, por laser e cirúrgico, podendo ser usados isoladamente ou em conjunto.

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview