FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Morte de crianças por acidentes de viação reduz 56% em Portugal
segunda-feira, 15 maio 2017 10:05
Entre 2010 e 2014, a taxa de mortalidade infantil, em crianças com menos de 15 anos, provocada por acidentes de viação diminuiu 56% em Portugal. Esta diminuição foi conseguida através do Projeto B C & Y, uma iniciativa da Direção Geral da Saúde (DGS) na promoção da segurança rodoviária, onde colaboram a Dorel, a Fundação Mafre e a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI).

 

O projeto, que arrancou em 2010 e termina em 2020, está presente em 55 maternidades e centros de Saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e chegou a 60 mil pais com informação sobre o uso correto dos sistemas de retenção de crianças nos automóveis.

 

Desde 2010 e até 2016, o número de crianças até aos 12 anos a viajar com sistema de retenção automóvel utilizado corretamente aumentou 10%, tendo o projeto dado formação a 250 profissionais de Saúde que, por sua vez, envolveram mais de seis mil especialistas.

 

Questões como “Como fixar corretamente as cadeiras-auto ao automóvel?”, “Como colocar corretamente o arnês?”e “Que cadeira-auto deve usar?” são algumas das interrogações que profissionais de Saúde e pais estão a ver respondidas no âmbito do projeto.

 

Até 2020, para além do trabalho que vai continuar a ser realizado nos hospitais e centros de Saúde, o objetivo é trabalhar igualmente junto das unidades privadas de Saúde, forças de segurança, empresas de táxi, transportes públicos e transporte escolar.

 

A Dorel Portugal associou-se ao projeto através da cedência das cadeiras onde é realizada a formação. No total, já disponibilizou perto de 180 cadeiras auto e 52 bancos simuladores, que serviram como “laboratório” para os profissionais de Saúde e pais envolvidos.

 

Recentemente o projeto voou até aos Açores, onde está a iniciar o seu trabalho nas Unidades de Saúde de Ilha e no Hospital de Ponta Delgada.

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview