FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Programa abem: mais de 19.000 medicamentos doados a famílias carenciadas
segunda-feira, 29 maio 2017 14:58

A Associação Dignitude apresentou os resultados do programa abem, uma rede solidária de medicamentos que tem como objetivo garantir que todos os portugueses em situação de carência têm acesso digno aos medicamentos. No primeiro ano do programa, foram doados 19.179 medicamentos.

 

O objetivo do programa é permitir o acesso a medicamentos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir. Qualquer pessoa em situação de carência é referenciada ao programa pelas entidades locais (juntas de freguesia, câmaras municipais, IPSS e outras instituições). Depois de referenciado o beneficiário tem acesso ao Cartão abem que passa a cobrir o valor do medicamento não comparticipado pelo Estado. As despesas do programa são cobertas por uma campanha permanente de fundraising.

 

Os números do programa são surpreendentes. O abem já apoia 920 famílias, o que se traduz em mais de 2000 beneficiários. Destes, um quarto são crianças.

 

O programa ainda está em fase-piloto em seis distritos do país - Porto, Viseu, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal - mas prevê-se que seja alargado a todos os distritos e regiões autónimas. Assim, estima-se que chegue aos 5.000 beneficiários no final deste ano, subindo para os 25.000 e 50.000 em 2018 e 2019, respetivamente.

 

O primeiro aniversário do abem é celebrado com o mote “A união é a força da mudança”, já que para a Associação Dignitude, promotora do programa, “o facto de haver hoje mais pessoas para quem tomar os medicamentos deixou de ser uma opção feita em detrimento de outras, deve-se ao trabalho desenvolvido por uma rede de parceiros.”

 

A associação adiantou também que foram desenvolvidas várias iniciativas solidárias tendo em vista “oferecer soluções a beneficiários cujos problemas, infelizmente, não se esgotam com a adesão ao Programa. Antes enfatizam a sua necessidade".

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview