FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Centros de Saúde de Almada Seixal promovem rastreios para diabéticos
sexta-feira, 09 junho 2017 11:32
O Agrupamento de Centros Saúde (ACES) Almada Seixal começou ontem, dia 8 de junho, o rastreio organizado da retinopatia diabética destinado aos cerca de 24.000 diabéticos inscritos nas suas unidades de saúde.

 

Os doentes diabéticos recebem em casa uma carta convite para a realização de uma retinografia, ou seja, um exame realizado por um ortoptista que capta um conjunto de imagens do fundo ocular, posteriormente analisadas por uma equipa de oftalmologistas.

 

Se identificada alguma anormalidade, o utente é informado e encaminhado para uma consulta de oftalmologia, para investigação adicional e tratamento. A identificação precoce de lesões na retina, facilitada com o rastreio sistemático, é fundamental no sucesso do tratamento.

 

O programa de rastreio foi criado pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) com o objetivo de tornar acessível, a toda a população, este método eficaz na deteção da retinopatia diabética, com relação custo/benefício demonstrada.

 

A diabetes é uma doença crónica relevante em Portugal e em particular na Região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT),onde se estima que atinja 6,2% da população inscrita nos centros de saúde.

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview