Neste evento, que aconteceu ontem, dia 21 de junho, na Praça da Figueira, em Lisboa, um grupo de estudantes da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa e do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz fez avaliações orais aos participantes. Nas palavras de Pedro Mesquita, estes exames constituem “pequenas avaliações”, baseadas numa abordagem meramente visual da cavidade oral dos pacientes mas que, ainda assim, permitem observar a integridade dos dentes, constatar a existência de cáries ou não, e até “uma ou outra patologia da mucosa oral que seja mais exuberante”, explicou o especialista. Mas atenção: este tipo de exames não substitui as visitas a um profissional de saúde oral.
As palavras de ordem foram sensibilizar e informar. Relativamente aos bons hábitos de higiene oral, o presidente da SPEMD deixou mesmo algumas dicas: “ a escovagem diária é fundamental, atualmente duas vezes ao dia é considerada a frequência aceitável; bons hábitos alimentares, que evitem as bebidas e alimentos açucarados e, por fim, visitar regularmente o profissional de saúde oral”.
Esta não foi a primeira vez que a SPEMD se associou à Check-Up, em novembro do ano passado, quem se deslocou à estação do Oriente, em Lisboa, ou à estação da Campanhã, no Porto, também pôde fazer uma avaliação da saúde oral.