FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Ensinar e sensibilizar as crianças sobre os rins
sexta-feira, 12 abril 2013 11:55

artigo EED 077 4defbAjudam a regular a tensão arterial e contribuem para a produção de glóbulos vermelhos. Eis duas funções dos rins, que também filtram o sangue das impurezas do organismo. Cada rim tem cerca de um milhão de nefrónios, que são unidades que fazem a filtragem cujo processo é um tanto ou quanto complexo.


A maioria das pessoas tem os dois rins, mas por exemplo há quem tenha apenas um e ainda por cima seja pouco saudável. Em Portugal, estima-se que cerca de 800 mil pessoas sofram de doença renal crónica. A progressão é muitas vezes assintomática, levando o doente a recorrer ao médico numa fase tardia da doença, já sem qualquer possibilidade de recuperação.


Todos os anos surgem mais de dois mil casos de doentes em falência renal e atualmente existem cerca de 16 mil doentes em tratamento substitutivo da função renal (cerca de 2/3 em diálise e 1/3 já transplantados). Aproximadamente duas mil pessoas estão em lista de espera para um transplante renal.


O inchaço frequente, sobretudo dos membros superiores e inferiores, as alterações da cor da urina, palidez, aumento da tensão arterial, boca seca e dores lombares são alguns dos sintomas que podem indicar falência dos rins e eventualmente doença renal.


A Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) considera importante sensibilizar os mais pequenos sobre a saúde dos rins. Razão pela qual vai organizar uma aula gratuita destinada a crianças do 1º ciclo do ensino básico do Externato Camões, de Rio Tinto. Nesta aula, agendada para o dia 18 de abril, Josefina Santos, nefrologista do Hospital de Santo António no Porto e membro da direção da SPN vai ensinar como funcionam os rins e incentivar as crianças a adotar comportamentos saudáveis facilitando, mais tarde, o entendimento da prevenção das doenças renais.


"A primeira aula que realizámos, no passado mês de Março, foi um enorme sucesso pela quantidade de crianças presentes e também pelo enorme interesse que manifestaram no assunto", declarou Josefina Santos.

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview