Siga as nossas redes sociais

Saúde
Imagem Desdobramento

Portugueses vão dar formação em Cirurgia Pediátrica e Medicina Dentária em Moçambique

Por: Redação Vital Health

segunda-feira, 10 julho 2017 11:05
Duas missões promovidas pela Health4Moz começam hoje, dia 10 de julho, em Moçambique, para dar formação em cirurgia pediátrica e medicina dentária. Os cirurgiões ficam naquele país até ao próximo dia 18, enquanto os dentistas portugueses acompanhados pelo especialista holandês Prof. Jo E. Frenchen, responsáveis por divulgar uma técnica inovadora que permite o tratamento de cáries de uma forma não invasiva, só terminam a missão dia 23 de julho.

 

No seguimento de uma formação e-learning ministrada a partir de Portugal, entre fevereiro e maio deste ano, uma equipa de cirurgiões portugueses já está em Moçambique para dar formação prática de cirurgia pediátrica a alunos de Medicina, nas cidades de Nampula e Beira. Esta missão, promovida pela Health4MOZ, em parceria com o Centro Académico Clínico ICBAS-CHP, o Serviço de Cirurgia Pediátrica do Centro Materno-Infantil do Norte e a Universidade do Porto (UP),pretende formar estudantes pré-graduados relativamente a patologias cirúrgicas comuns, para que alunos e médicos recém-formados possam dar resposta às necessidades das crianças moçambicanas. O programa colmata, assim, uma falha existente no curso de Medicina, que não inclui formação nem estágio clínico em cirurgia pediátrica.

 

Os médicos dentistas vão ensinar uma nova técnica, denominada Atraumatic Restorative Treatment / Caries Assessment Spectrum and Treatment, que foi apresentada na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) no passado mês de junho, através da qual é possível tratar cáries de uma forma não invasiva, utilizando menos instrumentos e material, sem utilização de anestesia e nem sequer sendo necessário que a intervenção seja feita no consultório de um dentista. Durante esta passagem pelo país africano, os alunos e professores da FMDUP vão transmitir a nova metodologia aos profissionais moçambicanos, bem como realizar a aplicação deste tratamento a cerca de 500 crianças em idade escolar, observadas no âmbito do projeto “Mozambique: more than a smile”.

 

Saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pela Health4MOZ no site oficial da associação.

PUBLICIDADE

© 2022 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview