FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Futuros médicos apoiam idosos isolados de Vila Nova de Cerveira
quarta-feira, 12 julho 2017 11:22
A 4.ª edição do programa Aldeia Feliz começa hoje, 12 de julho. Até ao próximo sábado, dia 15, um grupo de estudantes de medicina da Universidade do Minho vai apoiar os idosos isolados em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira.

 

Com esta iniciativa, os 25 voluntários que abraçaram o projeto “Aldeia Feliz” pretendem apoiar cerca de 200 idosos isolados, através de visitas ao domicílio que incluem rastreios cardiovasculares, medição dos níveis de glicemia, tensão arterial, índice de massa corporal e perímetro abdominal. Para além destes rastreios, haverá espaço para sessões de sensibilização e prevenção para a importância da adoção de comportamentos saudáveis.

 

O objetivo final do “Aldeia Feliz” é identificar problemas de saúde e mobilidade, bem como a avaliar as condições de habitabilidade e o grau de dependência dos idosos. Nesta edição, o programa inclui as freguesias de Gondar, Candemil, Mentrestido, Sapardos, Covas, Sopo, Gondarém, Nogueira e Cornes, situadas no concelho de vila Nova de Cerveira, distrito de Viana do Castelo. 

 

O projeto pretende ainda explicar aos veteranos como proceder em situações de emergência, dar-lhes dicas para não confundir a medicação e informá-los devidamente quanto ao tipo de apoio social existente naquela região.

 

Gonçalo Cunha, do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho, explica que a desertificação e o envelhecimento de muitas aldeias portuguesas contribui para a suscetibilidade da sua população a múltiplos fatores de fragilidade social, pondo em causa a satisfação das suas necessidades mais básicas como a acessibilidade a cuidados de saúde, a higiene pessoal, o contacto com o exterior, a preparação das refeições diárias, entre outros. “É neste quadro social que se enquadra o alvo de intervenção deste projeto”, afirma.

 

Cartaz aldeia feliz 9f50f

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview