FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Dia Mundial das Hepatites: há 500 milhões de pessoas infetadas em todo o mundo
sexta-feira, 28 julho 2017 13:08
Mais de dois biliões de pessoas já foram infetadas com hepatite e atualmente cerca de 500 milhões lidam com a doença. São dados disponibilizados pela infografia lançada pelo blog 121 Doc para assinalar o Dia Mundial das Hepatites que se comemora hoje, 28 de julho.

 

A hepatite consiste numa inflamação do fígado, causada por agentes infeciosos (vírus, bactérias, parasitas) ou tóxicos (álcool, antibióticos). Em Portugal, calcula-se que cerca de 150 mil indivíduos sofram de hepatite, sendo que apenas 20-25 mil foram diagnosticados.

 

A efeméride foi instituída em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de sensibilizar e divulgar informação à população sobre as hepatites virais dando ênfase à prevenção, diagnóstico e tratamento das mesmas. Todo os anos, o Dia Mundial das Hepatites decorre subordinado a um mote, este ano o destaque escolhido foi “Elimine as Hepatites”, subordinado à mensagem “eliminar a hepatite viral (B e C) como ameaça à Saúde Pública até 2030”.

 

Atualmente, as hepatites são a 7.ª maior causa de morte a nível mundial, o que corresponde a mais de quatro mil mortes por dia na sequência da doença. Números que se tornam ainda mais alarmantes quando é sabido que apenas 5% das pessoas com hepatite crónica (B e C) sabem que estão infetadas e menos de 1% tem acesso a tratamento. 

 

A OMS definiu quatro metas prioritárias no combate à doença até 2030:

 

• Eliminar a hepatite viral como ameaça à Saúde Pública

• Reduzir em 90% os novos casos de hepatite B e C

• Reduzir em 65% as mortes devido a Hepatite B e C

• Aumentar a percentagem de acesso ao tratamento para 80%

 

Para assinalar este dia, o site 121 Doc lançou uma infografia em que apresenta as principais caraterísticas da doença. O infográfico foi criado juntamente com médicos e outros profissionais de saúde. Conheça os principais sintomas, causas e formas de tratamento desta patologia, aqui

 

Veja também o vídeo divulgado pela World Hepatitis Alliance no âmbito dos objetivos definidos pela Organização Mundial de Saúde.

 

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview