FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Açores são a região portuguesa com maior percentagem de crianças com excesso de peso
quarta-feira, 20 setembro 2017 10:58
Um novo estudo realizado pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) revelou que 28,5% das crianças portuguesas têm excesso de peso, sendo que 12,7% são mesmo obesas. A Região Autónoma dos Açores é a zona que apresenta piores resultados.

 

Os resultados baseiam-se numa amostra de 17.698 crianças, em idade escolar, oriundas das sete unidades territoriais portuguesas. Os resultados regionais do novo estudo da vão ainda mais longe: é nos Açores que se concentra a maior percentagem de crianças com excesso de peso (36,6%). No ranking segue-se a Região da Madeira com 36,4% e a Região Norte com 31,4%. Abaixo dos 30% apresentam-se a Região Centro (28,8%), a Região de Lisboa e Vale do Tejo (25,8%) e finalmente a Região do Alentejo e do Algarve, ambas com uma prevalência de 23,4%. 

 

Destaque ainda para a região da Madeira que registou a maior prevalência de crianças obesas com 18,4%. 

 

Nem tudo são más notícias, equipa de investigadores da APCOI, analisou também os efeitos da implementação da 6.ª edição do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” nas alterações de hábitos alimentares e no estado nutricional dos alunos participantes e as conclusões são animadoras. Comparando os dados iniciais, com os recolhidos após as 12 semanas de participação no projeto observou-se que a percentagem de crianças com obesidade reduziu 1,4%. 

 

Todas as regiões verificaram uma redução da prevalência de obesidade com a participação no projeto “Heróis da Fruta”, tendo a Região da Madeira registado a maior descida com uma percentagem de 2,9%. Para além disto, foi também na Madeira que se registaram as maiores diferenças no momento pós intervenção do projeto nas categorias de redução de Pré-Obesidade, redução de Baixo Peso e aumento de Peso Normal.

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview