Inserido no processo de transformação digital da Saúde, o SNS 24 representa um agregador da informação dispersa no SNS, sendo acessível ao cidadão através de múltiplos canais como internet, smartphone, aplicações móveis e Área do Cidadão do Portal SNS.
De acordo com Henrique Martins, presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), para além do esclarecimento de dúvidas que caraterizavam a antiga linha Saúde 24 e da marcação de consultas, vai ainda possível tratar de diversas matérias administrativas, que anteriormente obrigavam a uma deslocação às unidades de saúde. De acordo com a informação divulgada no site do SNS, para já estes serviços vão ser dirigidos sobretudo às taxas moderadoras e também de apoio à campanha de vacinação contra a gripe.
Uma das áreas em que o SPMS quer continuar a apostar este ano é nas teleconsultas, mas, para isso, é necessário reforçar a distribuição de webcams e microfones nos hospitais e centros de saúde, tendo este ano sido distribuídos mais de 200 equipamentos. Segundo o presidente dos SPMS, no primeiro semestre deste ano houve já tantas teleconsultas como em todo o ano de 2016.