Siga as nossas redes sociais

Saúde

Importância da placenta na gravidez

Por: Redacção Vital Health

sexta-feira, 19 abril 2013 15:08

artigo 113014 40d4aA bolsa de líquido amniótico, o cordão umbilical e a placenta são órgãos fundamentais para o saudável desenvolvimento do feto. A placenta forma-se com o embrião e está unida à mulher através da parede uterina e ao feto pelo cordão umbilical.


A placenta é vital para a saúde do feto porque assegura o transporte de nutrientes, a respiração e a eliminação de produtos tóxicos. Funciona também como barreira contra as bactérias. Por seu turno a ginecologista Conceição Telhado levanta uma questão. "A hipertensão arterial crónica, a diabetes gestacional ou infeções como herpes podem provocar alterações morfológicas da placenta e dos seus vasos, podendo criar situações de restrições do crescimento fetal e mesmo a morte do feto", comenta.


A localização da placenta é determinante quer para o decorrer do período da gestação, quer para o momento do parto. Os médicos podem ter de optar por uma cesariana por aquele órgão está posicionado de forma a tapar o orifício do colo do útero.


O descolamento da placenta dá-se após o nascimento do bebé e, se ficar alguma parte retida, a mulher pode sofrer uma hemorragia pós-parto. Este órgão é ainda fundamental para apurar as causas da morte do feto, pois é enviada para autópsia.


Acontece, porém, que existem poucas investigações sobre a placenta e que poderiam ser importantes para aprofundar conhecimentos sobre o impacto das doenças maternas no feto, por exemplo. Este tema vai ser discutido durante o 4.º Simpósio de Ginecologia e Obstetrícia "Placenta: o Diário da Gestação", que decorre no dia 4 de Maio no hospitalcuf descobertas.

 

PUBLICIDADE

© 2022 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview