FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Médicos portugueses em missão humanitária em Moçambique
quinta-feira, 09 novembro 2017 11:42
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) divulgou ontem, 8 de novembro, que uma equipa do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica operou, com sucesso, 17 doentes em Moçambique. Os dados dizem respeito a uma missão cirúrgica humanitária realizada na última semana.

 

“Todas as intervenções cirúrgicas foram completadas com sucesso e, à data do regresso da equipa de missão, alguns doentes já tinham tido alta hospitalar”, afirma Manuel Antunes, diretor de serviço hospitalar do CHUC. As intervenções cirúrgicas aos 17 doentes, a maioria crianças, todas elas “com doenças cardíacas congénitas e adquiridas”, foram realizadas no Instituto do Coração de Maputo, em Moçambique, por uma equipa de oito profissionais do CHUC.

 

“Além dos cuidados médico-cirúrgicos prestados, os vários elementos da equipa participaram em ações de formação dos profissionais do instituto onde, desde há cerca de quatro anos, já são efetuadas intervenções cirúrgicas cardíacas por uma equipa do próprio instituto, constituída por cirurgiões e outros elementos moçambicanos, na sequência do treino recebido durante estas missões e em vários países europeus, incluindo Portugal”, adianta o responsável.

 

Esta foi a 17.ª missão anual consecutiva da equipa do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do CHUC.

 

Fonte: SNS

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview