FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Sistema de Saúde português acima da média da OCDE
quarta-feira, 15 novembro 2017 11:11
De acordo com o estudo anual Health at a Glance 2017, divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Portugal apresenta, em praticamente todos os capítulos, resultados positivos, ou seja, surge numa posição acima da média da OCDE ou com valores próximos.

 

No que respeita aos “Fatores de risco para a Saúde”, Portugal apresenta resultados favoráveis no consumo de tabaco e álcool, obesidade e poluição do ar. No domínio, em que são apresentados indicadores relativos à esperança média de vida, mortalidade por principais causas e doenças mentais, Portugal apresenta valores muito próximos da média da OCDE.

 

Relativamente ao “Acesso a Cuidados de Saúde”, o país volta a apresentar valores favoráveis, relativamente à média nos principais indicadores, entre eles a cobertura da população em cuidados de saúde, o tempo de espera para cirurgia às cataratas e as consultas não efetuadas devido ao seu custo. A pare do acesso aos cuidados de Saúde, também a qualidade mantém valores próximos da média geral: numa nota divulgada no site, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) destaca os “Internamentos por asma e DPOC”, em que com 74 internamentos por 100 mil habitantes, Portugal ocupa a terceira posição, num total de 34 países observados. Com menos internamentos encontram-se apenas Itália e Japão. Também em relação ao “Trauma obstétrico”, Portugal ocupa uma boa posição, com apenas quatro melhores resultados num total de 21 países analisados.

 

Entre os principais pontos negativos encontram-se a prevalência da demência, em que a média da OCDE é de 14,8/1.000 habitantes, que em Portugal atinge 19,9/1.000 habitantes, surgindo assim no quarto lugar da lista de países com mais casos, atrás apenas da Alemanha, Itália e Japão. A diabetes apresenta igualmente valores acima da média da OCDE, correspondendo a 9,9 % da população de 20-79 anos.

 

O Health at a Glance 2017 foi divulgado na passada sexta-feira, dia 10 de novembro. Consulte o relatório completo, aqui.

 

Fonte: SNS

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview