FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Tabaco: consumo aumentou nos jovens e nas mulheres
terça-feira, 23 abril 2013 16:49

artigo BXP27135m 0150eVárias organizações não-governamentais (ONG), líderes na área da saúde e organizações de profissionais de saúde vão estar reunidos esta quarta-feira, dia 24 de abril, no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). O encontro tem como objetivo promover uma estratégia nacional consistente de advocacy da Diretiva da União Europeia dos produtos do tabaco (DPT), que incentive os fumadores a parar de fumar e que proteja os não fumadores. Na Europa, o uso do tabaco tem diminuído muito lentamente e, em Portugal, estudos recentes mostram que o consumo de tabaco tem aumentado nos jovens e nas mulheres.


A iniciativa pretende reforçar o movimento europeu global de promoção do compromisso dos governos dos países da UE e dos Parlamentares Europeus, para que a nova regulamentação dos produtos de tabaco seja aprovada e posta em prática efetiva. Em simultâneo, objetiva promover o apoio às autoridades de saúde nacionais no processo de tomada de decisão.


De acordo com informações do INSA, o tabagismo ainda não está controlado na Europa, sobretudo nos jovens, mulheres e mais desfavorecidos, ao contrário de países que já implementaram medidas contempladas na diretiva, como a Austrália e o Canadá.


Estima-se que, em cinco anos, a DPT poderá reduzir o número de fumadores na UE em 2,4 milhões, proporcionando um ganho líquido de 2.235 postos de trabalho, resultando um benefício líquido para a economia de 4 mil milhões de euros, 506 milhões de euros de redução anual das despesas de saúde e poupança de 16,8 milhões de anos de vida. Toda a informação científica mostra que as medidas contidas na proposta da Comissão Europeia a serem implementadas seriam eficazes.

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview