FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Estudo: médicos evidenciam sucesso do Programa Nacional de Vacinação
quarta-feira, 24 abril 2013 17:46

vacina f2417O Programa Nacional de Vacinação (PNV) é considerado um programa de sucesso por 99% dos médicos que foram inquiridos do estudo "O Valor das Vacinas e da Vacinação" realizado pela Comissão Especializada de Vacinas da Apifarma e conduzido pela GfK, em 2012. Mas, identificaram algumas lacunas em relação relativamente à abrangência, quer em termos de vacinas, quer em termos de grupos abrangidos.


De acordo com esta pesquisa, a maioria dos pediatras acrescentaria ao PNV a vacina anti-pneumocócica e 40% a vacina contra o rotavírus. Quanto ao alargamento de vacinas a outros grupos, os especialistas em pediatria incluiriam a vacina do HPV a rapazes (58%) e os médicos de clínica geral alargariam a idade de vacinação desta vacina (48%).


Quanto aos inquiridos que não estão ligados ao setor a nível profissional, 80% afirma que as vacinas são uma área da saúde à qual dão muita importância. Porém, relativamente à vacinação dos próprios, cerca de 20% afirma não saber se tem as vacinas em dia. Mas, 96% afirma que os filhos têm todas as vacinas em dia.


A vacina do tétano foi aquela com maior notoriedade, quer na população, quer junto dos médicos. O médico de família é o profissional da saúde apontado como principal responsável pela informação que os inquiridos (71 a 79%) recebem sobre vacinas e doenças evitáveis através da mesma.


A Apifarma considera os resultados positivos em relação ao cumprimento do PNV. Por outro lado, diz haver lacunas no conhecimento da população sobre o Programa e doenças evitáveis pela vacinação.


Foto: freedigitalphotos.net

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview