FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Gripe: aproximam-se “dias críticos”, mas os serviços estão preparados
sexta-feira, 05 janeiro 2018 12:37
Vêm aí dias frios e, provavelmente, o pico da gripe. Em declarações à agência Lusa, a diretora geral da Saúde admitiu que se aproximam “dias críticos” nas próximas semanas devido ao vírus da gripe, mas garante que os serviços estão preparados para a epidemia.

 

Graça Feitas explicou que existem dois fatores que podem propiciar o aumento do número de casos de gripe nos próximos dias: o regresso às aulas, em que as crianças se podem assumir como transmissores da doença, e a descida das temperaturas prevista pelo Instituto português do Mar e da Atmosfera (IPMA). “O vírus dá-se bem com temperaturas baixas” e é por si só fator de fragilização, disse, lembrando que em Portugal é usual atingir-se o pico da gripe em janeiro e que há planos de contingência a nível dos centros da saúde, das regiões e dos centros hospitalares.

 

Apesar do período que se aproxima a, Direção-Geral da Saúde (DGS) destaca que este ano se verificou uma grande adesão dos portugueses à vacinação contra a gripe, ainda assim, deixa alguns conselhos para se proteger:

 

•Proteja-se do frio e da chuva;
•Mantenha o corpo quente: opte por usar luvas, cachecol, gorro/chapéu, calçado e roupa quente, utilizando várias camadas de roupa;
•Hidrate-se: ingira líquidos e sopas quentes;
•No exterior tenha cuidado com as condições do piso, use sapatos confortáveis e evite as quedas;
•Se ainda não o fez, vacine-se!

 

Recorde-se que desde o início de dezembro o número de casos de gripe tem vindo a aumentar de forma consecutiva, de acordo com a informação divulgada pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge. Também as chamadas para o SNS 24 — centro de contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) – estão a aumentar, com mais casos relacionados com a síndrome gripal. “Estamos a registar, em dezembro, uma média diária de 2.207 chamadas por doença. Destas, 4,6% são chamadas compatíveis com síndrome gripal. São uma média de 102 por dia”, revelou ao Público, fonte do serviço.

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview