FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Estudo analisa fatores psicológicos que dão sentido ao fascínio das crianças pelos jogos digitais
terça-feira, 06 fevereiro 2018 11:33
No Dia da Internet Mais Segura 2018, iniciativa europeia que arranca hoje, 6 de fevereiro, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) disponibiliza o ebook "Boom Digital? Crianças (3-8 anos) e Ecrãs", no âmbito do projeto da ERC "Públicos e Consumos de Media". Disponível para consulta de forma gratuita, o livro eletrónico inclui o estudo “Jogos digitais na infância”, que chama a atenção para fatores psicológicos que dão sentido ao fascínio das crianças pelo ato de jogar, em geral, e para diferenças entre géneros de jogos.

 

No Dia da Internet Mais Segura 2018, iniciativa europeia que arranca hoje, 6 de fevereiro, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) disponibiliza o ebook "Boom Digital? Crianças (3-8 anos) e Ecrãs", no âmbito do projeto da ERC "Públicos e Consumos de Media". Disponível para consulta de forma gratuita, o livro eletrónico inclui o estudo “Jogos digitais na infância”, que chama a atenção para os fatores psicológicos que dão sentido ao fascínio das crianças pelo ato de jogar, em geral, e para as diferenças entre géneros de jogos.

Nelzon Zagalo, docente da Universidade do Minho, é o autor do estudo presente no capítulo cinco do e-book, que alerta: "mais do que o estabelecimento de tempos próprios, e reduzidos, para o consumo de ecrãs, interessa balancear as atividades realizadas com os ecrãs, evitar a repetição continuada de atividades, não tanto pelos problemas que estas possam acarretar, mas pelo consumo de tempo que exigem, impossibilitando à criança aceder a outras opções".

 

O investigador finaliza o estudo com uma sugestão: "é necessário um esforço dos educadores, uma aproximação ao mundo das crianças, quando dele estão afastados, para nele poderem participar. Uma educação permissiva só funciona bem se for participada".

 

Este estudo integra textos de especialistas e de profissionais nacionais e internacionais que refletem, em relação à sociedade portuguesa e a estudos realizados noutros países europeus, sobre o modo como as crianças mais novas estão a crescer em contacto com a tecnologia digital. “As crianças nas famílias em Portugal”, “Crianças e meios eletrónicos em territórios socialmente desfavorecidos: um olhar sobre (outros) mundos da infância”, “Como o Zig Zag mantém o seu espírito na onda da convergência” são alguns dos outros estudos presentes neste ebook.

 

Consulte aqui o ebook

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview