FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Hospital de São José avança com projeto de hospitalização domiciliária
terça-feira, 06 fevereiro 2018 12:41
O Hospital de São José segue agora as pegadas do Hospital Garcia de Orta em Almada, o primeiro a avançar com o projeto de hospitalização domiciliária. O Hospital do Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) avança agora com o projeto que vai internar os doentes nas suas próprias casas, medida que irá libertar camas e ajudar a evitar infeções multirresistentes, de acordo com a presidente do conselho de administração do CHLC, Ana Escoval.

 

O hospital já teve luz verde da Administração Central do Sistema de Saúde para avançar com o projeto que, argumenta, pode evitar infeções hospitalares multirresistentes, reduzir os custos e libertar camas de agudos nos hospitais. A medida implica uma avaliação das condições das habitações e a aceitação por parte do doente, além da existência de um cuidador, destaca a presidente do CHLC. Quanto às equipas, disponíveis 24 horas por dia, serão formadas por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, mas também fisioterapeutas ou psicólogos.

 

Entre as doenças elegíveis para este tipo de hospitalização estão casos agudos, como pneumonias, infeções urinárias que requeriam antibiótico intravenoso ou insuficiências cardíacas, situações que podem ser detetadas nas urgências e que são consideradas as mais leves entre as que precisam de internamento hospitalar. "Temos este projeto para dar resposta a populações que eventualmente, de uma forma programada, não precisem de ser internadas e que nós podemos acompanhar em proximidade, em interligação com os cuidados de saúde primários", explica Ana Escoval em entrevista ao DN.

 

O Hospital de São José e os centros de saúde da zona central da cidade também já estão a traçar o perfil dos grandes utilizadores de urgências, para perceber, por exemplo, que idade têm, quantas vezes recorrem aos serviços e quais as doenças mais comuns, para poderem fazer um acompanhamento mais próximo desses utentes.

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview