FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Mensagem positiva assinala o Dia Internacional da Criança com Cancro
quarta-feira, 14 fevereiro 2018 11:29
Como forma de assinalar o Dia Internacional da Criança com Cancro, que se celebra amanhã, dia 15 de fevereiro, a Fundação Rui Osório de Castro lança uma mensagem positiva acerca do progresso a nível legislativo na área da Oncologia Pediátrica em Portugal. A diretora geral da Fundação, Cristina Potier, destaca a crescente preocupação que foi dada ao tema, desde 2017.

 

No comunicado, a Fundação explica que todos os anos cerca de 400 crianças e jovens portugueses são diagnosticados com cancro, o que representa 400 famílias confrontadas com esta realidade e, apesar dos grandes progressos a nível do diagnóstico e tratamento, a doença oncológica continua a ser a primeira causa de morte não acidental na população infantojuvenil.

 

“Por representar apenas 1% do total de casos registados da doença oncológica nacional, o cancro pediátrico é muitas vezes esquecido” refere a diretora geral da Fundação, Cristina Potier, que explica ainda que em 2017 se notou uma preocupação acrescida com o tema, "estando presente por diversas vezes nos debates da Assembleia da República, o que representa esperança para todos os que trabalham nesta área”.

 

Cristina Potier destaca ainda "o Decreto-Lei 53/2017 que cria e regula o registo oncológico nacional, onde se inclui o pediátrico. A aplicação desta norma permite-nos obter dados atempados e com qualidade do que é a realidade da oncologia pediátrica em Portugal”.

 

Para além disso, a diretora geral da fundação congratula as várias resoluções publicadas da Assembleia da República, "que resultam de recomendações ao governo para tomada de medidas regulamentares na área da oncologia pediátrica. Estas visam cuidados prestados na área e também, através de apoios diversos, facilitar esta fase da vida destas crianças e das suas famílias. Acreditamos que este ano estas medidas vão ser colocadas em prática!”, conclui Cristina Potier.

 

No âmbito da discussão de temas relacionados com a Oncologia Pediátrica, a Fundação Rui Osório de Castro organiza no próximo dia 24 de fevereiro, sábado, o 4º Seminário e Oncologia Pediátrica no Hospital Pediátrico de Coimbra.

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview