FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Ovócitos humanos desenvolvidos em laboratório pela primeira vez
quinta-feira, 15 fevereiro 2018 11:49
Uma equipa de cientistas do Reino Unido e dos EUA desenvolveu pela primeira vez ovócitos humanos em laboratório, fora do corpo. Esta investigação pode agora ajudar a compreender melhor a forma como as células reprodutoras femininas se desenvolvem e como a fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos que danificam os ovócitos pode ser preservada.

 

Nesta investigação a equipa de cientistas conseguiu desenvolver os ovócitos ao replicar os níveis de hormonas (e oxigénio) e as condições biológicas necessárias para o desenvolvimento dos folículos nos ovários, um ambiente difícil de recriar externamente.

 

O processo não foi, no entanto, completamente eficaz, já que dos 87 folículos desenvolvidos em laboratório, só foram extraídos nove óvulos maduros. Ao todo, foram recolhidas através de biópsias, amostras ovarianas de dez mulheres.

 

Como referido no estudo publicado no final de janeiro, “este é um pequeno número de amostras, mas prova que é possível haver um desenvolvimento completo de ovócitos humanos in vitro”. São, por isso, precisos mais estudos e mais ensaios clínicos para determinar se se trata realmente de células funcionais que poderão dar origem a bebés saudáveis.

 

O desenvolvimento completo de ovócitos já tinha sido conseguido em ratinhos, uma vez que, depois de fecundados, as células deram origem a ratinhos bebés vivos e saudáveis. No entanto, ainda não se sabe se tal será possível em seres humanos.

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview