FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Relatório do Infarmed: cidadãos portugueses adquiriram mais medicamentos em 2017
segunda-feira, 26 fevereiro 2018 12:17
Os cidadãos portugueses estão a utilizar mais medicamentos e a aceder a mais moléculas inovadoras. Os dados são do relatório anual da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) sobre a monotorização do consumo de medicamentos, apresentados esta sexta-feira, 23 de fevereiro.

 

De acordo com o relatório do Infarmed, em 2017 os cidadãos portugueses adquiriram mais 1,4 milhões de embalagens de medicamentos nas farmácias, face a 2016, tendo sido dispensadas 157 milhões no total, o maior volume dos últimos cinco anos.

 

Relativamente ao valor suportado pelo cidadão em cada embalagem, verificou-se um decréscimo de 1,27 cêntimos nos últimos seis anos, o que corresponde a uma redução de 22%. O encargo médio por embalagem também diminuiu, ficando nos 4,44 euros em 2017. Este aumento do acesso não alterou de forma significativa o nível de despesa, uma vez que a fatura global oscilou 0,3% face ao período homólogo, para 699 milhões de euros.

 

Já no que diz respeito à despesa total com medicamentos nas farmácias, atingiu-se quase dois mil milhões de euros, dos quais 1.213,5 milhões de euros são encargos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que registou um aumento de 23,7 milhões de euros (0,2%).

 

Os medicamentos para a diabetes, hipertensão e anticoagulantes orais são responsáveis pelo maior volume de encargos ao longo do ano, totalizando 388 milhões de euros. As substâncias mais utilizadas no SNS destinam-se ao tratamento da diabetes, hipercolesterolemia (colesterol elevado), destacando-se também os analgésicos e os antibióticos.

 

Verifica-se ainda uma redução generalizada de 3% do tratamento com antibióticos, atingindo os 8,4% no caso das quinolonas, antibióticos de espectro largo que estão associados a um maior volume de resistências e que não são de primeira linha na utilização.

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview