FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

LPCC ensina hábitos alimentares saudáveis a mais de 10 mil crianças
sexta, 03 maio 2013 11:43

Individual b76f8A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) arrancou na passada quinta-feira, 2 de maio, com uma campanha dirigida a alunos do 1º ciclo do ensino básico. Denominada "Comer bem dá Saúde", vai decorrer durante este mês e tem como objetivo fomentar bons hábitos alimentares junto dos mais novos, assim como sensibilizar os profissionais da educação e as famílias. Estima-se que a mensagem vai chegar a mais de 10 mil alunos dos seis aos dez anos, que frequentam tanto ensino público como o ensino privado.

 

Com esta ação, que conta com o apoio institucional do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação e Ciência, a LPCC está a contribuir para a redução da prevalência do excesso de peso e da obesidade entre a população portuguesa nas crianças.

 

"A promoção desde cedo de hábitos alimentares adequados é fundamental para que as crianças de hoje sejam adultos saudáveis. Está provada a relação entre o excesso de peso e a obesidade e as doenças com maior incidência entre os portugueses, nomeadamente as oncológicas, pelo que é fulcral apostar na prevenção", disse o presidente da LPCC, Francisco Cavaleiro de Ferreira, em comunicado enviado pela Liga.

 

Na prática, todas as quintas, as escolas aderentes são convidadas a incluir nas refeições um dos cinco alimentos eleitos pela LPCC, com o apoio da Associação Portuguesa de Nutricionistas: brócolo, água, maçã, leite/iogurte e cenoura. Os alunos que consumirem estes alimentos vão receber um diploma de "Herói Saudável". Para o efeito, vão ser distribuídos cartões em que deverão marcar o consumo do alimento do dia e ainda o lugar que ocupa na roda dos alimentos. Serão, ainda, oferecidos ímanes com a roda dos alimentos, com uma mensagem de sensibilização.

 

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview