FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Visão pode ser afetada durante a gravidez
sexta-feira, 03 maio 2013 12:34

artigo 113012 c34eaA Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) aproveita as comemorações do Dia da Mãe (5 maio) para lembrar que as futuras mães devem ter atenção à saúde ocular. Isto porque as alterações do metabolismo geral, do perfil hormonal e da circulação, que acontecem durante a gravidez, podem afetar o normal funcionamento da visão.

 

Durante a gestação, o aparelho visual pode sofrer alterações fisiológicas como a diminuição da sensibilidade e aumento da espessura da córnea por edema, diminuição da pressão intraocular, alterações do campo visual e alterações transitórias na focagem. "Estas transformações podem condicionar curtos episódios de visão turva e sensação de olho seco, e que revertem no fim da gravidez ou após o período de amamentação", esclareceu Isabel Prieto, membro da direção da SPO.

 

Podem igualmente aparecer doenças com envolvimento ocular relacionadas com a gravidez como a toxémia gravidica e determinadas doenças vasculares oclusivas, que podem provocar vão desde queixas ligeiras até perdas graves de visão. A mesma oftalmologista disse que a recuperação pode ser completa após a gravidez, mas que também é possível persistirem sequelas graves com défice visual grave.

 

É preciso não esquecer as doenças com envolvimento ocular que já existiam, na medida em que podem sofrer um agravamento durante a gravidez. Serve de exemplo a diabetes.

 

A mulher não deve ignorar a sua saúde durante a gestação. Para além dos cuidados com a visão, como a SPO recorda, é importante controlar a saúde de uma forma global, através de um check-up e consultas regulares ao médico. Em simultâneo é imprescindível manter bons hábitos alimentares, fazer exercício físico adequado ao seu estado e controlar o peso.

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview