FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Dia Mundial da Esclerose Múltipla dedicada à população jovem
sexta-feira, 03 maio 2013 14:59

artigo spem 755e9A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) já iniciou os preparativos para assinalar o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que terá lugar na última quarta-feira do mês de maio, dia 29, tendo como tema central os "Jovens e Esclerose Múltipla".


Com este tema, o pretendido é chamar a atenção para a reavaliação a que o doente fica obrigado, após tomar conhecimento que sofre de uma doença crónica e potencialmente incapacitante, numa altura em que se fazem inúmeros planos para o futuro.


As pessoas com esclerose múltipla "gostariam que a sociedade em geral compreendesse o que é a doença e de que modo é que esta afeta as suas vidas", refere Fátima Paiva, presidente da SPEM. "É importante a criação de redes de sensibilização e conhecimento junto dos organismos públicos, empresários e público em geral, para que se possam criar mais oportunidades de emprego e educação, bem como garantir o acesso aos cuidados de saúde e contribuir para a angariação de fundos das instituições que trabalham em prol das pessoas com esclerose múltipla", acrescenta.


Aliás, no site da SPEM vem explicado que os portadores de EM gostariam que a sociedade conhecesse a doença e de que modo afeta as suas vidas, para que percebam, por exemplo, que a falta de coordenação não representa embriaguez nem a fadiga preguiça.


Esta será a quinta edição de uma efeméride institucionalizada pela Federação Internacional da EM (MSIF) em 2009. A SPEM vai promover, nas delegações de todo o país, várias iniciativas com o intuito de celebrar a dada e sensibilizar a população para a doença.


A SPEM está a preparar um convívio para doentes nas instalações do Porto e o núcleo de Coimbra promove, com a colaboração da Ordem dos Enfermeiros, uma concentração de pessoas com esclerose múltipla, familiares e amigos no Parque Verde de Coimbra. Todavia, as comemorações não se confinam a estas atividades, sendo organizadas várias em todo o país. Veja aqui as ações agendadas.

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview