FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Tornar o ciclo de vida dos medicamentos e das embalagens mais sustentável: o objetivo da Valormed
segunda-feira, 19 março 2018 12:42
“TRATAR O PLANETA – o segredo da economia circular” é o tema do workshop que pretende criar um momento de reflexão sobre o ciclo de vida das embalagens de medicamentos e de sensibilização para as formas de diminuir o impacto dos seus resíduos no meio ambiente. A iniciativa da Valormed decorre já amanhã, 20 de março, no Centro Cultural de Belém e dirige-se a companhias farmacêuticas, distribuidores e farmácias.

 

Economia circular, estilos de vida e os seus impactos sociais e ambientais, recolha de embalagens vazias e medicamentos fora de uso são alguns dos temas em cima da mesa no workshop, desenvolvido com o apoio do Banco Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.

 

A Valormed, fundada em 1999, é uma sociedade sem fins lucrativos e a única entidade gestora existente em Portugal responsável pela gestão dos resíduos das embalagens vazias e medicamentos fora de uso. Neste sentido, o seu diretor-geral, Luís Figueiredo, considera “incontornável a responsabilidade e o papel que a Valormed tem desempenhado na sensibilização da população para a adoção de práticas mais sustentáveis e de todos os envolvidos do sector para o fecho correto do ciclo de vida do medicamento”.

 

O diretor-geral da sociedade refere ainda que “desde a criação da Valormed vimos assistindo a um aumento regular, mas gradual, da quantidade de resíduos de medicamentos recolhidos nas farmácias comunitárias e pontos de retoma da veterinária, o que prova a adesão dos cidadãos e a necessidade de se ter que continuar a trabalhar de forma consistente na educação ambiental dos portugueses”.

 

Esta iniciativa surge no âmbito da segunda vaga da campanha que a Valormed lançou este ano sob o lema “Um medicamento tem mais vida do que imagina”. O objetivo é sensibilizar as pessoas para a importância de devolver às farmácias as embalagens vazias e medicamentos fora de uso ou de prazo de origem doméstica.

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview