FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Semana Mundial da Optometria: profissionais lembram compromisso global para a redução da cegueira evitável
quarta-feira, 21 março 2018 13:14
A Semana Mundial da Optometria assinala-se até 24 de março. Em Portugal, a Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) assinala a efeméride, relembrando o Compromisso Global da Organização Mundial de Saúde (OMS) para reduzir a cegueira e deficiência evitável em 25% até 2019.

 

Todos os estados-membros da OMS assinaram, em 2014, um compromisso global intitulado “Saúde de Visão Universal” que implicava a implementação de planos nacionais para a Saúde da visão, com medidas como a inclusão de cuidados de visão no Sistema Nacional de Saúde, a formação de mais profissionais qualificados como oftalmologistas, enfermeiros e optometristas e a garantia do acesso a consultas de optometria por parte de todas camadas da população.

 

No entanto, Raúl Alberto de Sousa, presidente da APLO, alerta que "a manutenção do incumprimento deste compromisso lesa gravemente a Saúde da visão dos portugueses e resulta nas trágicas e enormes listas de espera para consulta hospitalar em serviço de Oftalmologia”.

 

O presidente da APLO refere ainda que o facto de existirem pessoas a prestar cuidados optométricos sem habilitação representa um "perigo para a Saúde Pública, permitindo que qualquer pessoa se intitule e execute atos optométricos como a prescrição de lentes oftálmicas e diagnóstico de problemas visuais". Raúl Alberto de Sousa alerta ainda que esta situação se mantem, "apesar do conhecimento dos governos, da Assembleia da República e dos ministérios da Saúde desde há 30 anos, prolongando até hoje o incumprimento das duas resoluções da Assembleia da República que recomendam ao governo a regulamentação da profissão de Optometrista, de 2012 e 2013".

 

A Associação assinala a data relembrando a importância do acesso atempado a cuidados primários de Saúde Visual, como principal ferramenta para a redução da deficiência e cegueira evitável em Portugal.

 

A Semana Mundial da Optometria, que se assinala entre 18 e 24 de março, serve de mote para uma reflexão sobre a importância da maior classe profissional de prestadores de cuidados para a Saúde da visão em Portugal, com mais de mil membros reunidos na APLO.

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview