FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Caminhada do Coração assinala Dia Europeu da Insuficiência Cardíaca
terça, 07 maio 2013 11:33

artigo 70103 1babaEm Portugal, a insuficiência cardíaca (IC) é um dos principais motivos de internamento hospitalar, sobretudo nas pessoas com mais de 65 anos. A taxa de reinternamento nos doze meses subsequentes a uma admissão por IC aguda é muito elevada (mais de 45%) e a mortalidade aos seis meses ronda os 30%.

 

O cansaço e a falta de ar são os principais sintomas desta síndrome, que se caracteriza pela incapacidade do coração bombear sangue para o organismo na quantidade necessária para satisfazer as suas necessidades. As doenças coronárias, como o enfarte do miocárdio, e a hipertensão, são as principais causas de IC.

 

A terapêutica adequada e correta ajuda a reduzir o risco de morte, para além de melhorar a qualidade de vida. Contudo, o exercício físico é fundamental para estes doentes. Por este motivo, o Grupo de Estudo de Insuficiência Cardíaca (GEIC), com o apoio da Sociedade Portuguesa de Cardiologia e da Merck Serono, vai assinalar o Dia Europeu da Insuficiência Cardíaca (11 de maio) com a Caminhada do Coração.

 

A atividade está marcada para as 16h00, junto à Pala do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações. O percurso de cerca de 2 quilómetros realiza-se junto ao rio Tejo e termina junto à marina, onde os participantes vão formar um "coração humano", com 2013 balões e mensagens sobre a doença. O evento destina-se a profissionais de saúde, doentes e população em geral.

 

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview