FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Imagem Desdobramento
Saúde
Especialistas alertam: é necessário aumentar o acesso à reabilitação respiratória
Para celebrar o Dia Nacional da Reabilitação Respiratória, assinalado amanhã, 21 de abril, a Comissão de Trabalho de Reabilitação Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) promove, na mesma data, uma ação junto da Torre de Belém, em Lisboa. O objetivo é alertar para a importância de todos os doentes terem acesso a este tratamento fundamental para diminuir o impacto negativo da doença respiratória.

 

Apesar da eficácia da reabilitação respiratória em diminuir a falta de ar e melhorar a capacidade de exercício, apenas 1% dos doentes com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) tem acesso a esta terapêutica em Portugal. Foi no sentido de aumentar o acesso a esta terapia que a Comissão da SPP decidiu organizar este encontro.

 

Num comunicado divulgado à comunicação social, Vitória Martins e Inês Sanches, da Comissão de Trabalho de Reabilitação Respiratória da SPP, referem que é muito importante "aumentar a oferta dos programas de reabilitação respiratória intervindo sobre um maior número de doentes, de forma segura e eficaz, e garantir uma maior adesão a comportamentos de Saúde a longo prazo”.

 

Neste sentido, a Comissão considera que, para que um maior número de doentes tenha acesso à reabilitação respiratória, "é necessário aumentar a oferta de novos programas e investir em novos modelos de reabilitação, nomeadamente programas comunitários".

 

Por outro lado, a Comissão sublinha, ainda, ser muito importante "promover a articulação destes com os programas de reabilitação respiratória hospitalares que devem estar disponíveis em todos os hospitais". Por isso, também amanhã, irá decorrer uma reunião conjunta que conta com vários profissionais de Saúde e diferentes especialidades médicas envolvidas nesta área, nomeadamente a Medicina Geral e Familiar.

 

Benefícios da reabilitação respiratória 

 

A par da medicação, a reabilitação respiratória é também um tratamento. De acordo com a SPP, esta terapêutica melhora a capacidade para as tarefas do dia-a-dia, para o exercício e a qualidade de vida. 

 

Outros dos benefícios passa pela diminuição da falta de ar, dos sintomas de ansiedade, como também do risco de exacerbação/crises e das idas às urgências e a hospitalização.

 

SPP texto b5d7e

Guia Feridas

Feridas? Saiba como Tratar

PUBLICIDADE

© 2018 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview