FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Governo cria Tabela da Medicina da Dor
terça-feira, 07 maio 2013 12:23

dor f644dA Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) manifestou-se sobre a publicação em Diário da República, pelo Ministério da Saúde, da Tabela da Medicina da Dor, através da Portaria 163/2013. Congratula, pois, a esta medida sobre procedimentos para o tratamento da dor crónica.

 

Para Duarte Correia, presidente da APED, trata-se de um marco importante no nosso País. "Vai fazer toda a diferença na capacitação, autonomia e sustentabilidade das Unidades de Dor, em que a Comissão Nacional para o Controlo da Dor e o grupo de trabalho constituído no seio da ACSS muito se empenharam", referiu.

 

O documento sobre a Medicina da Dor passa a assumir, com a publicação desta portaria, um estatuto próprio e uniformizado perante as administrações hospitalares.

 

A dor crónica é caracterizada como uma dor persistente ou recorrente, de duração igual ou superior a três meses, e/ou que persiste para além da cura da lesão que lhe deu origem. A lombalgia crónica, a osteoartrose, as cefaleias e a artrite reumatóide são algumas das causas mais frequentes de dor crónica. Se o doente não tiver o tratamento adequado, terá a qualidade de vida severamente afetada.

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview