FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Almada é a capital da hipertensão em 2018
sexta-feira, 27 abril 2018 12:19

O Dia Mundial da Hipertensão assinala-se no próximo dia 17 de maio e, este ano, a cidade eleita pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) para acolher as atividades decorativas é Almada. A iniciativa é da autoria da World Hypertension League, em colaboração com a SPH, que tem como intuito consciencializar a população para o risco da hipertensão arterial (HTA), doença que afeta cerca de 42% de todos os portugueses.

 

Mediante as estatísticas, o evento pretende sensibilizar para a necessidade de conhecimento dos valores de pressão arterial, no âmbito de uma campanha mundial, cujo lema é “Conheça os seus valores. Controle a sua pressão arterial”. Assim, a SPH alerta para a importância de medir frequentemente os valores, que devem ser inferiores a 14/9.

Uma das causas principais que contribuem para HTA diz respeito à fraca adesão à medicação, o que acaba por comprometer o controlo da doença. Para além do cumprimento da toma prescrita, a prática de exercício físico regular e a adoção de uma alimentação saudável com baixo teor de sal são algumas das indicações que a SPH espera transmitir neste dia.

“Em Portugal, apesar de quase 75% dos doentes estarem medicados, ainda só atingiu 42% do controlo da doença, facto que se deve sobretudo ao não cumprimento rigoroso da medicação”, refere o presidente da SPH, Carvalho Rodrigues. “Infelizmente, muitos doentes não cumprem a medicação ou abandonam a mesma, o que, por conseguinte, vai dificultar o controlo da doença. Largar a medicação porque já se está bem com a tensão alta são alguns dos mitos e equívocos responsáveis pelo abandono do tratamento da HTA”.

Ao longo do dia 17 de maio, vão ser realizadas atividades na Praça da Liberdade, em Almada, com sessão solene no Fórum Romeu Correia, às 11h00. Também vão ser disponibilizados rastreios gratuitos à pressão arterial, entre as 9h30 e as 17h30, e atividades para crianças e adultos. Para mais informações, consulte aqui o site.

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview