FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
4.ª edição das Bolsas de Cidadania Roche entrega 60 mil euros para projetos promotores de saúde e informação do doente
sexta-feira, 04 maio 2018 11:05

Já foram selecionados os seis vencedores das Bolsas de Cidadania Roche, uma iniciativa que distingue os projetos e as ideias de associações de doentes e outras Organizações Não Governamentais que promovam a saúde e a informação dos doentes. Este ano, que marca a 4.ª edição, o número de candidaturas atingiu um novo recorde. Os prémios foram entregues nesta quarta-feira, dia 2 de maio, que resultaram em prémios no valor total de 60 mil euros.

 

Na cerimónia de entrega estiveram presentes os elementos do júri, nomeadamente a presidente da Comissão de Revisão da Lei de Bases da Saúde, Maria de Belém Roseira, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, a presidente do Infarmed, Maria do Céu Machado, o padre e coordenador nacional da Pastoral da Saúde, José Pereira de Almeida, o ex-presidente do Infarmed, Henrique Luz Rodrigues, a jornalista do Expresso Vera Lúcio Arreigoso e o diretor médico da Roche, Miguel Sanches.

Ao todo, foram submetidas a concurso 42 candidaturas, nesta que foi a quarta edição do projeto. Os premiados foram distribuídos por seis lugares, com uma recompensa de 20 mil, 15 mil e 10 mil euros nos três primeiros, respetivamente, e 5 mil euros nos restantes.

O Projeto “Ver o futuro”, da Associação Portuguesa de Hemofilia e de Outras Coagulopatias Congénitas, foi o vencedor. Esta iniciativa é destinada a jovens com hemofilia entre os 14 e os 28 anos, visando, com recurso a novas tecnologias, a criação de uma rede de auto-apoio e, assim, ajudar esta faixa etária a encarar de forma saudável a sua patologia crónica.

A Alzheimer Portugal, a Associação Desportiva Padel Sem Barreiras, a Associação Portugueses de Doentes de Parkinson, a Fundação Rui Osório de Castro e a Raríssimas-Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras foram instituições também reconhecidas pelo seu trabalho.

Mediante o grande número de submissões de projetos em edições anteriores, este ano a Roche decidiu criar mais uma bolsa e aumentar, assim, o financiamento total para os 60 mil euros.

A iniciativa da Roche destina-se a financiar projetos e deias capazes de fomentar a participação dos cidadãos e doentes no processo de decisão em saúde, de informar os doentes dos seus direitos de acesso à informação e ao envolvimento nas decisões individuais de tratamento. Até ao momento, as Bolsas de Cidadania já apoiaram 15 projetos, no valor total de 135 mil euros, em áreas diversas, como Diabetes, Oncologia Pediátrica, Hemofilia e Doenças Raras.

 Para mais informações acerca do evento deste ano, consulte aqui o site oficial.

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview