FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
“Livro de Receitas Sábio Sabor”: chefs portugueses e especialistas juntos para dar um novo sabor à saúde mental
quarta-feira, 23 maio 2018 09:51

“Livro de Receitas Sábio Sabor – Alimente o Seu Cérebro” resulta de um trabalho conjunto de chefs portugueses e peritos em saúde mental e Neuropsicologia, criado a pensar numa mente saudável. Justa Nobre, Kiko Martins, Miguel Mesquita e Joana Alves são os autores das receitas originais da obra, cujo lançamento está agendado já para esta sexta-feira, dia 25 de maio, pelas 15h00, no Hospital de Magalhães Lemos, no Porto.

 

Criado no âmbito do projeto Sábio Sabor, nascido em 2017, o novo livro de receitas vai ser apresentado no dia em que se assinala também o aniversário da Associação de Familiares, Utentes e Amigos do Hospital de Magalhães Lemos (AFUA-HML), a sua entidade promotora.

“A AFUA tem uma missão tão nobre quanto árdua, exigindo o esforço e empenho de tantas pessoas. Se todos ajudarmos, teremos a garantia de que mais pessoas com doença mental poderão ter melhor qualidade de vida e ser apoiadas na inserção no mercado de trabalho. Espero que este livro seja apenas uma das muitas peças de um puzzle que não se fica pelas boas intenções, mas que faz cada vez mais pessoas unir-se”, afirma a nutricionista Ana Bravo, madrinha da iniciativa, no prefácio da obra.

O Sábio Sabor procura ser um projeto de inovação no domínio social e proporcionar emprego protegido na área da nutrição e restauração a utentes da Associação. Pretende, igualmente, sensibilizar e informar a comunidade sobre o impacto dos hábitos alimentares na saúde mental, e, mais precisamente, criar uma linha de produtos neste domínio.

Contudo, este é somente um dos muitos projetos desenvolvidos pela AFUA-HML, em prol do apoio e integração dos doentes mentais, abrangendo áreas como a restauração, a limpeza e o apoio domiciliário. Desta forma, espera ultrapassar os condicionalismos impostos todos dias a pessoas com doença mental.

“As pessoas com doença mental ficam normalmente dependentes de apoios sociais, mesmo nas fases iniciais da doença, ou seja, em idade jovem. Isto criou durante muitos anos um grande constrangimento no processo de reabilitação psicossocial destes cidadãos e na sua integração na sociedade, enquanto contribuintes. O emprego protegido tem ajudado à reintegração destas pessoas no mercado de trabalho, uma vez que apoiam a capacitação das mesmas para uma futura possibilidade de emprego na comunidade”, sublinha Afonso Teixeira dos Santos, presidente da AFUA-HML.

Presentes no evento vão estar a própria madrinha do projeto e a chef de culinária Joana Alves.

“Todos ousaram inovar na área da alimentação saudável para criar receitas acessíveis e saborosas, as quais beneficiam particularmente a saúde do cérebro, destacando alimentos que melhor alcançam este objetivo”, explica Susana Fernandes, técnica/psicóloga da AFUA-HML.

 

Para mais informações sobre o projeto Sábio Sabor, consulte aqui o site oficial.

 chefs capa 04d6d

PUBLICIDADE

© 2021 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview