FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Imagem Desdobramento
Saúde
Jovens diabéticos portugueses marcam presença no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes

O Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes (DiaEuro), a decorrer entre 21 e 29 de julho, em Bratislava, Eslováquia, vai contar com a presença de alguns membros do Núcleo Jovem da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (NJA) e da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP). Tanto durante os treinos, como durante o estágio, a prioridade vai ser monitorizar os valores de glicemia e controlar a alimentação, não só antes, mas durante e após a atividade física.

 

“Esta é uma excelente forma de promover o desporto enquanto forma eficaz de controlar a diabetes ao mesmo tempo que se incentiva a troca de experiência entre atletas nacionais e internacionais. Mais uma prova de que a diabetes não é limitadora. E, apesar de a participação já ser muito importante, esperamos que Portugal chegue longe neste campeonato”, afirma Paula Klose, presidente da AJDP.

Durante os dias de competição, a equipa vai ser acompanhada pelo Enfermeiro Manuel Esteves Cardoso, a prestar apoio a todas as situações. Para tal, vai ser constantemente avaliado o nível de glicemia, garantindo que os atletas reagem corretamente às hipoglicemias e às hiperglicemias e que fazem uma boa gestão dos aspetos a ter em conta relativamente à alimentação e desporto.

“Estas iniciativas permitem que jovens que vivem com diabetes representem o seu país e se consagrem campeões, não só pela modalidade desportiva, mas também pelos seus valores de inclusão, força de vontade e capacidade de gestão da diabetes”, sublinha Alexandra Costa, coordenadora do NJA.

A equipa é constituída por João Nabais, André Freixieiro, Jorge Vieira, Pedro Magalhães, João Carrasco, Luís Metrogos, Bernardo Rodrigues, Rafael Carias, Bruno David, Celso Freitas, Sandro Almeida e João Amorim, sendo que Bernardo Rodrigues integra a equipa desde a primeira participação no DiaEuro e Jorge Vieira, Pedro Magalhães e Sandro Almeida integram a equipa pela primeira vez. Este ano a maior parte dos jogadores provém de Lisboa e da Margem Sul, ainda que existam jogadores desde Águeda até Loulé.

 

© 2018 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview