FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Plataformas com informação científica sobre saúde devem estar disponíveis gratuitamente a partir de janeiro de 2019
sexta-feira, 07 setembro 2018 12:00

A Ordem dos Médicos e o Ministério da Saúde assinaram, na última terça-feira, um protocolo que vai permitir acesso a quatro das principais plataformas internacionais com informação científica de doenças, medicamentos e prevenção. O projeto, destinado a toda a população e também a profissionais de saúde, deverá estar a funcionar em janeiro de 2019. O protocolo é válido por um período de três anos.

 

A internet é, muitas das vezes, utilizada como fonte de informação após o diagnóstico ou durante o tratamento de uma doença. Contudo, esta pode não ser a mais correta, tendo em conta que existe um sem-número de sites para pesquisa.

Para tentar contrariar esta realidade, o protocolo foi criado com o principal objetivo de fazer com que os portugueses tenham acesso a quatro plataformas internacionais, sendo elas BMJ Best Practice, Cochrane Library, DynaMed Plus e UpToDate.

“10 milhões de portugueses vão poder ter acesso a informação cientifica certificada sobre várias doenças, sintomas, possibilidades de tratamento, como se deve fazer prevenção. Uma delas já tem, mas há o compromisso assumido de todas as plataformas terem conteúdos em português”, refere Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos.

Além de a informação ser disponibilizada à população, o protocolo vai ainda garantir que os profissionais de saúde tenham acesso às plataformas de forma gratuita.

 

Fonte: Público

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview