FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Imagem Desdobramento
Saúde
No Dia Internacional da Dermatite Atópica, nasce a primeira organização de doentes em Portugal

Assinala-se hoje, e pela primeira vez, o Dia Internacional da Dermatite Atópica, uma doença crónica e com impacto relevante na qualidade de vida dos doentes. No âmbito da celebração, nasce a Associação Dermatite Atópica Portugal (ADERMAP), cuja apresentação oficial foi feita aos meios de comunicação social no passado dia 11 de setembro. Como principal objetivo, o grupo de doentes e familiares quer sensibilizar para a doença e promover a partilha de experiências. O Vital Health marcou presença no evento e falou com alguns dos intervenientes. Assista ao vídeo da reportagem.

 

 

A dermatite atópica (DA), ou eczema atópico, é uma doença crónica, imunomediada e atualmente incurável, determinada por fatores genéticos e ambientais, com um impacto muito relevante na qualidade de vida dos doentes. Estima-se que afete entre 10 a 20% das crianças e entre 1 a 3% dos adultos em todo o mundo.

Além de ser uma patologia multifatorial complexa, as causas não estão ainda totalmente estudadas. Vermelhidão, edema (inchaço), prurido (comichão), xerose (secura cutânea), fissuras, lesões descamativas, crostas e exsudação são alguns dos sintomas físicos associados, que surgem a par de outros de cariz psicológico, tais como ansiedade e depressão. As pessoas que vivem com DA sofrem ainda de comorbilidades associadas, como asma, rinite alérgica e alergias alimentares.

As terapêuticas mais utilizadas tratam apenas os sintomas e não a doença em si, restaurando a barreira da pele, minimizando o agravamento da doença, reduzindo o seu grau e duração e diminuindo o surgimento de crises.

 

ADERMAP – a primeira associação de doentes dedicada exclusivamente à DA

A associação sem fins lucrativos, a primeira em Portugal, assume-se como um meio para defender os interesses e direitos dos doentes. Também espera aproximar a comunidade de DA e promover a troca de experiências e a investigação.

A ADERMAP foi também criada com o propósito de estabelecer parcerias com organizações relevantes, como sociedades médicas, outras associações de doentes e profissionais de saúde.

Durante a apresentação do novo projeto, para além de um especialista em Dermatologia, Pedro Mendes Bastos, intervieram a presidente da associação, Joana Camilo, Verónica Hing, mãe de uma bebé com DA, e Sílvia Borges, portadora da doença.

 

Guia Feridas

Feridas? Saiba como Tratar

PUBLICIDADE

© 2018 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview