FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Investigadores desenvolvem modelo que avalia fármacos
quarta-feira, 15 maio 2013 12:40

artigo ECS1 b4081Investigadores da Escola de Ciências da Saúde (ECS) da Universidade do Minho desenvolveram um modelo que avalia a potencialidade de moléculas no combate a patologias como a depressão, a esquizofrenia ou as doenças de Alzheimer e de Parkinson. O objetivo é encontrar "super-moléculas", que possam estar na base de medicamentos mais promissores.

 


A inovação já foi premiada e originou a spin-off BnML – Behavioral & Molecular Lab, que presta serviços pioneiros em Portugal e na Europa. A avaliação da eficácia das moléculas na neutralização ou no combate de doenças é uma das etapas mais importantes e dispendiosas na criação de novos fármacos. É nesta fase do processo que as empresas farmacêuticas solicitam os serviços da BnML, sediada há mais de um ano na ECS, em Braga.

 


"As moléculas enviadas para cá são submetidas a vários testes moleculares e comportamentais, com o intuito de conhecer a eficácia de cada uma delas", explica Luísa Pinto, cofundadora da spin-off, juntamente com os investigadores João Bessa, Nuno Sousa (vencedor do Prémio Janssen Neurociências), Patrícia Patrício e António Mateus Pinheiro. Após múltiplas experiências em animais, e depois de entregue o relatório de conclusões, as farmacêuticas confrontam-se com duas hipóteses: ou desistem da droga por acharem que não é eficaz ou, então, continuam a investir quando esta revela ter os efeitos terapêuticos desejados.


Ao trabalhar exclusivamente com as "melhores" moléculas, o setor obtém resultados mais promissores, a custo e tempo reduzidos. A diminuição dos gastos na produção de medicamentos acaba por promover o investimento em novas soluções.


Na altura dos ensaios clínicos em doentes, muitos dos fármacos desenvolvidos não apresentam os resultados pretendidos. Por isso, é importante haver ferramentas de análise rigorosas, que possam eventualmente maximizar a qualidade dos medicamentos colocados à disposição dos cidadãos.

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview