FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Dia Internacional do Idoso: cerca de 82% das pessoas com mais de 70 anos desconhecem a estenose aórtica
terça-feira, 02 outubro 2018 11:02

O Dia Internacional do Idoso foi celebrado ontem, dia 1 de outubro. Quem não quis deixar a data passar em branco foi a Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), que promoveu o encontro sobre estenose aórtica, integrado na campanha “Corações de Amanhã”. A iniciativa decorreu na Biblioteca Nacional de Portugal.

 

Dr. Rui Campante Teles 1 6d7d3

"O primeiro estudo português sobre esta doença indicou-nos que cerca de 82% das pessoas com mais de 70 anos nunca tinham ouvido falar de estenose aórtica, nem de como esta se manifesta. Desta forma, torna-se imprescindível promover um maior conhecimento sobre a doença junto da população, contribuindo para o reforço do reconhecimento dos seus sintomas (cansaço, dor no peito, desmaios) e importância do diagnóstico precoce”, afirma Rui Campante Teles, coordenador da Campanha “Corações de Amanhã”.

“Com este evento pretendemos, além de sensibilizar as pessoas para a doença, promover a partilha de testemunhos entre doentes, incentivando a interajuda”, acrescenta o especialista.

A campanha “Corações de Amanhã” conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e tem como objetivos aumentar o conhecimento e compreensão sobre estenose aórtica, promovendo o seu diagnóstico e tratamento precoce.

 

Estenose aórtica

Estima-se que a estenose aórtica afete um em cada 15 portugueses acima dos 70 anos.

A aorta é a principal artéria do corpo humano, que transporta sangue para fora do coração. Quando o sangue sai do coração flui da válvula aórtica para a artéria aorta. A válvula aórtica tem como função evitar que o sangue bombeado pelo coração não volte para trás. Na presença de estenose, a válvula aórtica não abre completamente, vai ficando cada vez mais estreita e isso diminui o fluxo sanguíneo do coração.

Se não for detetada atempadamente esta doença pode limitar muito a qualidade de vida e até ter um desfecho fatal.

 Dr. Rui Campante Teles 2 min 01a0b

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview