FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Tromboembolismo venoso é uma das principais causas de morte por doença cardiovascular, alertam especialistas
quarta-feira, 03 outubro 2018 08:54

É importante consciencializar os profissionais de saúde e a população em geral para a prevenção, o tratamento e a identificação das complicações associadas ao tromboembolismo venoso, uma das principais causas de morte por doença cardiovascular. O alerta é feito pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), no âmbito do Dia Mundial da Trombose, que se assinala a 13 de outubro.

 

trombose n 30bdb

“A trombose venosa profunda ocorre quando se forma um coágulo numa veia profunda, geralmente nas pernas, dificultando o correto fluxo sanguíneo. Em certos casos, esse coágulo pode desprender-se ou fragmentar-se e, por sua vez, deslocar-se até aos pulmões, provocando uma embolia pulmonar”, explica João Araújo Correia, presidente da SPMI.

Atualmente, acrescenta o internista, “uma em cada quatro pessoas em todo o mundo morre de doenças relacionadas com a trombose, das quais se destacam o enfarte agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral e o tromboembolismo venoso. A identificação dos doentes em risco, mediante a recolha de um conjunto dirigido de informações, permite determinar um risco elevado, moderado ou baixo de desenvolver coágulos nas veias das pernas e/ou no pulmão”.

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview