FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Portugueses abusam do consumo de sal
quinta, 16 maio 2013 12:46

artigo soc hipertensao 7180bA Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) escolheu Santa Maria da Feira para as atividades programadas para o Dia Mundial da Hipertensão. O tema das comemorações têm como objetivo sensibilizar a população para o consumo excessivo de sal e as implicações para a hipertensão. Aliás, este alerta sempre foi uma prioridade da SPH, agora reforçada pelo recente estudo que revelou que os portugueses consomem 10,7 gramas de sal por dia, ou seja, 5,2g a mais do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

 

 

Estes dados do estudo "PHYSA – Portuguese Hypertension and Salt Study", realizado pela SPH em conjunto com a Universidade Fernando Pessoa, preocupam os especialistas. Isto porque existe uma relação entre o consumo de sal e o aumento da hipertensão e, consequentemente, às comorbilidades associadas, à mortalidade por AVC e doença cardíaca. Por outro lado, há provas que a redução do consumo de sal diminui proporcionalmente a mortalidade por AVC.

 

As atividades agendadas para o dia 17 de maio incidem, pois, na prevenção da hipertensão e especialmente nos malefícios do abuso no consumo de sal. A pensar nas crianças, os especialistas da Sociedade vão também realizar sessões sobre a "Hipertensão Arterial e Estilos de Vida" seguidas de show-cookings com o objetivo de ensinar a cozinhar com sabor mas de uma forma saudável, onde serão as próprias crianças a confecionar a refeição.

 

Os rastreios, bem como de sessões de esclarecimentos de modos de vida saudável e divulgação de cuidados de saúde, que têm início às 09h30 até às 17h30, no Rossio de Santa Maria da Feira. A SPH também assinala a efeméride em Lisboa com rastreios gratuitos na Gare do Oriente, entre 9h e as 16h, no mesmo dia.

 

PUBLICIDADE

© 2018 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview