FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Dia Mundial do Cancro da Mama Metastático: 12 factos sobre a doença
segunda-feira, 15 outubro 2018 12:43

Ainda que existam tratamentos para prolongar a vida, atualmente o cancro da mama metastático (cMM) ou avançado é incurável. Anualmente, morrem mais de 1600 mulheres, sendo esta a segunda causa de morte no sexo feminino em Portugal, e são diagnosticados mais de seis mil novos casos por ano. A faixa etária entre os 45 e os 55 anos é aquela onde se regista uma maior incidência. Em todo o mundo, os Registos Oncológicos não acompanham a evolução ao nível da doença metastizada. No último dia 13 de outubro assinalou-se o Dia Mundial do cMM. Confira agora alguns factos relacionados com a patologia.

 

1. Ninguém more de cancro da mama que fica na mama. Metástases acontecem quando células cancerosas se espalham por outros órgãos vitais.

2. “Metástases” indicam que um cancro se está a espalhar por todo o corpo, mais frequentemente pelos ossos, fígado, pulmões e cérebro.

3. Não sabemos quantas pessoas há em Portugal a viver com cancro da mama metastático (também chamado cancro estadio IV). Aqui cerca de 1500 pessoas morrem todos os anos por causa do cancro de mama metastático.

4. Tratamento do cancro de mama metastático é para toda a vida e o foco é no controlo da doença e no prolongamento da vida.

5. Aproximadamente 6% das pessoas recebem logo um diagnóstico de estadio IV no primeiro diagnóstico.

6. Deteção precoce não garante uma cura. Cancro da mama metastático pode acontecer 5, 10 ou 15 anos depois de o diagnóstico original do cancro da mama em fase inicial e subsequente tratamento de sucesso e follow-up sem problemas.

7. Entre 20 e 30% das pessoas diagnosticadas com cancro da mama inicial vão desenvolver cancro da mama metastático mais tarde.

8. Jovens e homens podem ser diagnosticados com cancro da mama metastático.

9. Em semelhança com cancro da mama em fase inicial, também há diferentes tipos de cancro da mama metastático.

10. Opções de tratamento dependem do tipo de cancro da mama, a localização, a quantidade de metástases no corpo, tratamentos anteriores e outros fatores.

11. Cancro da mama metastático não significa morte imediata. Embora a maior parte das pessoas morram por causa da doença, algumas podem viver durante anos.

12. Não há estatísticas para o prognóstico do cancro da mama metastático. Cada doente e cada doença são únicas.

 

Consulte aqui mais informações.

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview