FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Na próxima semana fala-se sobre sexualidade e violência no Museu da Farmácia
terça-feira, 23 outubro 2018 10:44
Desde setembro, que o Museu da Farmácia, em Lisboa, acolhe um ciclo de conversas sobre sexualidade. Sexualidade e violência é o tema da próxima tertúlia, que tem lugar no próximo dia 31 de outubro, às 19h00.

 

O ponto de partida para a conversa é a Máscara da Vergonha do Museu da Farmácia, uma estrutura de ferro concebida na Europa durante a Idade Média e Renascimento para castigar e humilhar publicamente pessoas, em particular mulheres. Na altura, as pessoas eram obrigadas a usar a máscara presa na cabeça com um cadeado e qualquer movimento fazia soar o sino, que reforçava a humilhação pública.

 

Cristina Soeiro, psicóloga da Polícia Judiciária, Ângelo Fernandes, fundador e presidente da direção da Quebrar o Silêncio, associação de apoio a homens vítimas de violência sexual, e Dalila Cerejo, investigadora no Observatório Nacional de Violência e Género são os oradores convidados. A conversa vai ser moderada por Isabel Freire, jornalista e socióloga.

 

O abuso e a coacção sexual têm estado em destaque com o aparecimento do movimento MeToo, que tem instigado as vítimas de crimes sexuais a relatarem experiências. Em Portugal a Polícia Judiciária investigou 1.518 casos relacionados com abuso e coação sexual, lenocínio, pornografia, prostituição ou violação, durante o primeiro semestre de 2018. A maioria dos casos incidiu sobre menores de idade (885). Lisboa e Porto foram as cidades com mais casos.

 

Esta é a segunda conversa do Ciclo de Conversas sobre Sexualidade, iniciativa coordenada por João Neto, diretor do Museu da Farmácia, e Isabel Pires, dos Serviços Educativos da Associação Nacional das Farmácias. O ciclo de conversas tem o apoio da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e da World Association for Sexual Health.

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview