FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Dia Internacional do Homem: desenvolvido “Guia da Contraceção” inserido no universo masculino
segunda-feira, 19 novembro 2018 10:32

A propósito do Dia Internacional do Homem, que se assinala hoje, 19 de novembro, foi lançado o “Guia Masculino da Contraceção”, desenvolvido a pensar especificamente nos homens. Nasce da análise dos seus interesses e das suas dúvidas e preocupações, através de observação por parte dos profissionais de saúde que participaram no projeto. Este é um assunto que tem vindo a ganhar relevância no universo masculino, sendo que cada vez mais homens demonstram interesse por temáticas que, anteriormente, pertenciam maioritariamente ao âmbito feminino.

 

Tem vindo a ser uma prática mais corrente os homens interessarem-se pelo tema da contraceção, querendo saber como funcionam os métodos contracetivos, quais os mais eficazes ou mais convenientes e até como devem atuar caso haja uma relação sexual desprotegida. Ou seja, estes parecem ter um papel mais ativo e participativo na contraceção.

Regra geral, as relações sexuais estão associadas a emoções positivas. Mas existem também bastantes dúvidas e temores: as infeções sexualmente transmissíveis (IST) ou a possibilidade de uma gravidez não planeada são os mais frequentes, tanto para homens como para mulheres.

Entre os temas abordados no ‘Guia’ encontram-se as consequências de uma gravidez não planeada dos pontos de vista jurídico, económico e emocional, como enfrentar o processo de comunicação entre o casal caso necessitem de recorrer a uma interrupção da gravidez e os métodos contracetivos masculinos (preservativo e vasectomia). Também são mencionadas outras temáticas, como contraceção e prazer nas relações sexuais ou até como o interesse e envolvimento do homem no tema “contraceção” favorece o seu cumprimento, no caso dos métodos contracetivos hormonais femininos.

O “Guia Masculino da Contraceção” está disponível gratuitamente em www.ellaone.pt e no website da Sociedade Portuguesa da Contracepção (SPDC).

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview