FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Projeto piloto de reabilitação física em casa após AVC vai ser testado a partir de dezembro
terça, 20 novembro 2018 11:45
A partir de dezembro vai ser testada uma solução tecnológica para reabilitação física de vítimas de acidente vascular cerebral (AVC), realizada em casa, que será acompanhado de forma remota por profissionais de saúde. Numa primeira fase o teste será realizado com doentes em dois hospitais, um em Espanha e outro na Holanda.

 

Denominado SwitHome, o “inovador sistema”, centrado na “reabilitação física após um AVC, realizada em casa, com acompanhamento remoto de profissionais de saúde”, é, de acordo com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), constituído por “palmilhas ‘inteligentes’ aliadas a dois interfaces” – um tablet e uma plataforma online de comunicação entre terapeuta e utente.

 

Três pessoas por hora têm um AVC em Portugal, mulheres com maior risco

 

Numa nota enviada à agência Lusa, a FCTUC indica que “a ideia surgiu em 2015, no âmbito de um projeto de investigação na área da electrónica flexível (stretchable electronics), liderado por Mahmoud Tavakoli, do ISR”. “Ao conhecer o projeto, o IPN explorou o seu potencial de aplicação e avançou para a constituição de um consórcio que permitisse desenvolver um sistema capaz de chegar ao mercado”, refere a FCTUC.

 

Duas startups portuguesas envolvidas

 

A equipa alargou-se, assim, ao Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT Health), que atribuiu um financiamento de cerca de 500 mil euros ao projeto, à Fundació Privada per la Recerca i la Docència Sant Joan de Déu, de Espanha, à empresa GMV Innovating Solutions, também de Espanha, ao Hospital Universitário de Groningen (Holanda) e a duas startups portuguesas, Sword Health e SoftBionics.

 

O grande objetivo da solução SwitHome, que poderá chegar ao mercado em 2020, é permitir a “reabilitação em casa de utentes que tenham sofrido um AVC”.

 

Fonte: Público
© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview