FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Estudo revela que profissionais de saúde ainda desconhecem benefícios de sumos de fruta 100%
quinta-feira, 29 novembro 2018 10:22

Por vezes, os profissionais de saúde têm dúvidas em recomendar a inclusão de sumos de fruta 100% na dieta alimentar dos seus doentes, revela um estudo pan-europeu. A presença de açúcares adicionados e de conservantes é o principal ponto de desconhecimento entre os especialistas de Medicina Geral e Familiar, Pediatria e Nutrição. O estudo, que envolveu 2099 profissionais de saúde, de 14 países, incluindo Portugal, foi realizado no âmbito do programa Fruit Juice Matters, com o objetivo de perceber como os profissionais de saúde veem os sumos de fruta 100% e o seu papel na alimentação.

 

A investigação revelou que, embora 70% dos profissionais de saúde concordem que o sumo de laranja 100% embalado é “muito bom” ou “bom”, ainda são muitas as dúvidas existentes relativamente à composição deste alimento.

Pouco mais de metade dos inquiridos (53%) tem conhecimento de que os sumos 100% não têm qualquer açúcar adicionado. Por outro lado, apenas 33% tem conhecimento que os sumos não têm conservantes. Dados que indicam um desconhecimento sobre a Diretiva Europeia 2012/12/EU, já transposta para a legislação nacional de Estados membros, entre os quais Portugal, e que determina que a denominação “sumos 100%” se aplica apenas a sumos resultantes 100% de fruta espremida, sem adição de açúcares ou de conservantes.

É entre os profissionais de saúde que afirmam não duvidar da presença de açúcares adicionados nos sumos que se verifica a maior resistência em concordar com a afirmação de que os sumos de fruta 100% são uma boa fonte de micronutrientes, parte de uma alimentação equilibrada ou que sejam contabilizados como uma porção de fruta.

Por outro lado, o estudo revela que 85% dos inquiridos consideram que os sumos de fruta 100% contribuem com elevados níveis de açúcar para a alimentação, uma ideia que é contrariada pelos resultados de Inquéritos Nacionais de Alimentação como o do Reino Unido, que revelam que este contributo é, na realidade, modesto relativamente a outras fontes de açúcares.

De acordo com National Diet and Nutrition Survey, os sumos contribuem para 8% dos açúcares livres na alimentação dos adultos e 11-14% na das crianças, quando em comparação, o açúcar, compotas e doces contribuem com 16 e 25% respetivamente.

Para a nutricionista, Maria João Campos, que colabora com o programa Frui Juice Matters, os dados revelam que “ainda existe pouca informação proporcionada aos profissionais de saúde sobre os sumos 100%, o que está a causar um desconhecimento que tende a desviar a atenção das potenciais vantagens deste alimento. Verifica-se, assim, que há ainda espaço para a partilha de informação baseada na evidência científica aos profissionais de saúde sobre a composição eas potencialidades de um alimento, os sumos 100%, que fazem parte do dia alimentar de muitas famílias portuguesas”.

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview